Crescimento do Agronegócio Eleva PIB no Primeiro Trimestre
Com um aumento de 0,8% no último trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil foi fortemente influenciado pelo agronegócio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou um crescimento de 11,3% em relação ao último trimestre de 2023. No entanto, os dados divulgados na semana passada ficaram bem abaixo dos números do mesmo período do ano anterior, quando o setor cresceu 22%.
Leonardo Machado, assessor técnico de agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), ressaltou a relevância do agronegócio para a economia nacional. Ele observou que, considerando toda a cadeia produtiva agrícola, o setor pode representar até um quarto da produção total do Brasil.
“O agronegócio, considerando desde a indústria de insumos, transporte, produção, logística e processamento, pode atingir entre 23% e 25% de toda a economia brasileira. Ano após ano, o setor se torna cada vez mais relevante e lucrativo. Por isso, nossa tendência é nos tornarmos ainda mais competitivos”, afirmou Machado.
Machado também destacou o crescimento do agronegócio devido à sua "competitividade". “Esse crescimento resulta da competitividade interna do setor, um dos mais competitivos de nossa economia”, ele comentou.
Além do agronegócio, o setor de serviços também contribuiu para o aumento do PIB, com um crescimento de 1,4%. Por outro lado, os setores de indústria, construção, energia e gás registraram quedas em comparação com o último trimestre do ano passado.
Fonte: Jornal Opção